Pirâmide Olfativa

Pirâmide Olfativa
by : ​Roberto D'Angelo

Você já deve ter ouvido esta expressão, “pirâmide olfativa”. Não sabe o que significa? Vou esclarecer tudo para você agora!

Quando abrimos um frasco de perfume dá-se início uma sequência de sensações, e para facilitar a compreensão do que exatamente significa chamamos de notas.

As primeiras chamamos de notas de cabeça ou saída, que são frescas e vivazes, e têm a função de chamar a nossa atenção, são geralmente cítricas, porém voláteis, duram apenas alguns minutos na pele.

Em seguida percebemos as notas de meio ou coração que contam a história que o perfume deseja comunicar, podem conter vigorosas notas marinhas, nos fazem sonhar com as exóticas notas florais ou frutais elas nos transportam a um universo luminoso, e permanecem por mais tempo.

Finalmente, e durantes várias horas, as notas de base ou de fundo trazem as notas mais densas e encorpadas de madeiras, raízes, almíscar, âmbar entre outras, é nesta fase que o perfume deixa a sua marca inconfundível, aquela que fica gravada na memória olfativa.

Esta separação, ou divisão, acontece de forma muito suave, justamente para criar a aura mágica do perfume. O perfumista deve usar esta “fórmula” e muito de sua criatividade, para compor um perfume harmonioso e de qualidade, que tenha evolução e um bom desempenho, projeção e fixação.

Uma das perguntas mais frequentes é sobre a fixação do perfume, todos querem saber quantas “horas” o perfume vai durar na pele, a resposta é simples, mas nem sempre compreendida, depende de vários fatores, entre eles, e o mais importante, o PH da pele.

Ahh! E o mais importante, sinto muito desapontar você, mas Papai Noel e fixador não existem, são mitos.

by Consultor Net