Neurociência - Parte 1
A Neurociência é um campo científico interdisciplinar que estuda o sistema nervoso, seu funcionamento, estrutura e desenvolvimento, utilizando o cérebro, a medula espinhal e os nervos como objetos de análise.
Compreender como esses componentes se organizam e se comunicam, influenciando o comportamento humano, a cognição, as emoções e a saúde mental, tem sido o objetivo das pesquisas pelos benefícios que traz quando utilizada no dia a dia,
Ao integrar conhecimentos de áreas como biologia, psicologia, química e engenharia, a neurociência busca entender processos biológicos, emoções, tomada de decisão, aprendizagem e o desenvolvimento de tratamentos para doenças neurológicas e mentais.
Ao analisar como funcionam as diversas áreas do cérebro para otimizar o controle do corpo, as emoções a memória e aprendizagem, a neurociência pode também influenciar no comportamento, consciência e personalidade.
Estes estudos são fundamentais para o diagnóstico, tratamento e intervenção em doenças que afetam o sistema nervoso e em transtornos mentais.
Estes estudos criaram diversas áreas da neurociência: comportamental, focada na relação entre o cérebro e o comportamento, cognitiva, que explora as bases biológicas dos processos mentais, como a linguagem, a memória e a percepção, neurobiologia Molecular e Celular, que estuda a função de neurônios e as sinapses, onde a comunicação neural ocorre.
Os perfumes estão diretamente conectados com as emoções e a neurociência é uma ferramenta importante para entendermos como os aromas atuam em nosso cérebro e em como nosso consumidor as interpreta inconscientemente. As informações detectadas pela neurociência são valiosas para a criação de novas fragrâncias.