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Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares

Perguntas / Respostas

Coleção de perguntas e respostas recebidas (do mercado) / emitidas (pela ADIPEC) ao longo dos últimos anos, destinadas a orientar o consumidor.


1) Comprei um produto na perfumaria tal e acho que ele é falsificado. Como proceder?

Nos informe se o produto tem o selo da ADIPEC e qual o número que está impresso nele. Através deste número rastrearemos a autencidade do selo junto ao fabricante e só então poderemos lhe informar sobre a originalidade do produto. Verifique também se ele tem o rótulo em português (exigido pela ANVISA e PROCOM) com as informações do importador (Nome, endereço e CNPJ). Se não o tiver muito provavelmente trata-se de produto contrabandeado e de procedência duvidosa. Nesse caso, devolva-o ao vendedor.


2) Comprei um produto na perfumaria tal mas parece que é falso pois o cheiro não permanece no corpo.

A fixação de um perfume depende de vários fatores e são pessoais. Acidez da pele, alimentação e outros fatores influenciam na permanência do perfume na sua pele. Todavia, nos informe se o produto tem o selo da ADIPEC e qual o número que está impresso nele. Através deste número rastrearemos a autencidade do selo junto ao fabricante e só então poderemos lhe informar sobre a originalidade do produto. Verifique também se ele tem o rótulo em português (exigido pela ANVISA e PROCOM) com as informações do importador (Nome, endereço e CNPJ). Se não o tiver muito provavelmente trata-se de produto contrabandeado e de procedência duvidosa. Nesse caso, devolva-o ao vendedor


3) Comprei um produto no site tal e acho que ele é falsificado. Como procedo?

Nos informe se o produto tem o selo da ADIPEC e qual o número que está impresso nele. Através deste número rastrearemos a autencidade do selo junto ao fabricante e só então poderemos lhe informar sobre a originalidade do produto. Verifique também se ele tem o rótulo em português (exigido pela ANVISA e PROCOM) com as informações do importador (Nome, endereço e CNPJ). Se não o tiver, muito provavelmente trata-se de produto contrabandeado e de procedência duvidosa. Caso se constate que o produto adquirido seja falso sugerimos sua devolução ao site ou a loja onde foi adquirido, e protocole uma denúncia junto ao PROCOM / ANVISA / RECEITA FEDERAL munido da Nota Fiscal de compra. Veja como denunciar em nossa página: http://www.adipec.com.br/clique-denuncia Acesse a página do nosso site (Compras na internet) no endereço: http://www.adipec.com.br/alerta-sobre-compras e conheça nossas dicas para compras de perfumes e cosméticos com segurança pela internet. Por último, ao adquirir um perfume ou cosmético importado, desconfie sempre de produtos ofertados a preços muito diferenciados daqueles praticados no mercado. Produtos muito baratos, são forte indicativo de mercadorias falsificadas ou contrabandeadas. Em ambos os casos, sem garantia nenhuma de qualidade ou de procedência.


4) Gostaria de comprar perfumes pela ADIPEC. É possível?

A ADIPEC é uma Associação puramente institucional que reúne os distribuidores / importadores de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal importados e em consequência, não comercializa produtos. Para aquisição de perfumes e cosméticos distribuídos pelos nossos Associados recomendamos visitar a página dos Associados da ADIPEC em nosso web site (http://www.adipec.com.br/associados) onde V.Sa. encontrará os endereços, telefones, e-mails e a lista de produtos que distribuem. Contate-os e solicite uma lista de lojas na sua cidade que comercializem tais produtos.


5) Tenho uma loja de perfumes: a ADIPEC pode me recomendar distribuidores associados para que eu compre produtos para minha loja?

Como informado no item 4, a ADIPEC é uma Associação puramente institucional e em consequência, não comercializa produtos. Recomendamos-lhe visitar nosso site (http://www.adipec.com.br/associados) onde V.Sa. encontrará todos os contatos dos Distribuidores associados. Caso o Distribuidor não possa atende-lo (a) por razões comerciais ele certamente lhe indicará um atacadista que o fará.


6) Usei um produto da marca tal, adquirido na loja (ou site) tal o qual me deu irritação na pele. Como proceder?

Muito provavelmente V.Sa. usou um produto falsificado, de procedência e composição química duvidosa. Sugerimos-lhe as seguintes ações:
  • Pare imediatamente o uso deste produto;
  • Procure um dermatologista para avaliação do tipo de dermatite (irritação) sofrida;
  • Se V.sa. tem a Nota Fiscal de compra, apresente uma denúncia ao PROCOM, e a ANVISA (veja como denunciar visitando nossa página Clique Denúncia no site da ADIPEC no endereço: http://www.adipec.com.br/clique-denuncia)
Por último, ao adquirir um perfume ou cosmético importado, desconfie sempre de produtos ofertados a preços muito diferenciados daqueles praticados no mercado. Produtos muito baratos, são forte indicativo de mercadorias falsificadas ou contrabandeadas. Em ambos os casos, sem garantia nenhuma de qualidade ou de procedência.


7) Como reconheço na loja, se o selo da ADIPEC que está no produto é verdadeiro ou falso?

Apesar de periodicamente trocarmos o desenho e os elementos gráficos do selo da ADIPEC que garante a procedência e a qualidade do produto, infelizmente o selo tem sofrido tentativas de falsificações (grosseiras, na maioria das vezes) com o objetivo de enganar o consumidor. Todavia, nossa recomendação é a de que antes de efetuar sua compra, leia o conteúdo de nossa página na internet (http://www.adipec.com.br/selo/identificacao) que mostra as diferenças entre o selo verdadeiro e o falsificado.


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