Rosa

Rosa
by : Roberto D'Angelo

A partir desta semana vamos explorar o universo da perfumaria e seus componentes, começando pela Rosa que é considerada uma das flores mais populares no mundo. Fósseis foram encontrados provando que a flor já existia há 35 milhões de anos e seu cultivo é conhecido desde a antiguidade, há cerca de 4000 anos. Conhecida como a flor do amor, muitas histórias relatam que embelezava e perfumava o chão do palácio da Babilônia, e em Roma era um dos principais ingredientes dos banquetes: utilizada para perfumar água, vinhos finos e compotas.

Lendas da Grécia relatam que a Desusa das flores, Clóris encontrou num bosque uma ninfa sem vida, e com a ajuda de Afrodite, a Deusa do amor, concedeu a ela a beleza, Dionizio, o Deus do vinho, concedeu o néctar perfumando, e as três Graças concederam o encanto, assim surgiu a rosa.

Outra lenda conta que o belo Adônis estava caçando num bosque quando foi atacado por um javali, Afrodite, que era apaixonada por ele, correu para socorrê-lo, e se arranhou num arbusto de rosas brancas, seu sangue tingiu as rosas dando origem à rosa vermelha.

Os primeiros cristãos usavam a rosa vermelha como símbolo do martírio de Jesus. A rosa tem sido o símbolo da Inglaterra desde os tempos da rainha Elizabeth I que adotou a rosa Tudor como seu emblema junto com a frase “Rosa sine Spina” (Rosa sem espinho). Através dos séculos a rosa tem sido conhecida como símbolo dos apaixonados.

Devido as suas qualidades terapêuticas é amplamente usada na cosmetologia para a regeneração da pele seca, restabelecer o equilíbrio da mente e do corpo, e combate a ansiedade.

Muito usada na perfumaria. A rosa possui mais de 5000 variedades existentes no mundo, e são cultivadas principalmente na França, Turquia, Bulgária e Marrocos. As rosas se dividem em duas categorias: as ornamentais e as perfumadas, e nesta categoria existem duas; a Centifolia e a Damascena.

A Rosa Centifolia - tem nome inspirado na característica desta flor pela abundância de pétalas, não possui espinhos e é cultivada em Grasse, na França. Com um aroma mais delicado, é inimitável porque é composta pelo menos 400 componentes, razão do seu peculiar e delicioso perfume, seu absoluo é obtido através de solventes. Seu método de cultivo está protegido e envolto em segredos, tais as qualidades desta flor. A colheita é feita manualmente.

A rosa Damascena - Cultivada na costa do mediterrâneo: Síria, Líbano, Norte de África (Marrocos) e na região de Grasse (França). Muito delicada, a colheita desta flor é feita ao amanhecer antes que o sol danifique as flores, possui um perfume frutado, rico e profundo, e levemente adocicado.

by Consultor Net