Água da Rainha da Hungria

Água da Rainha da Hungria
by : ​Roberto D'Angelo

Com certeza alguma vez na vida você usou uma água de colônia, e você deve saber também que recebeu este nome porque foi criada na cidade de Colônia, na Alemanha, mas algumas lendas esclarecem a sua procedência. Então senta que lá vem história!

A primeira fragrância alcoólica do mundo não era propriamente um perfume, mas sim um tônico com alecrim, flor de laranjeira, extrato de hortelã e limão, que se apresentava como panaceia, capaz de curar tudo, com propriedades quase mágicas. Outras variações surgiram durante os séculos seguintes.

Diz a lenda, que no século XIV a rainha da Hungria recebeu aos 72 anos, uma receita de um monge ou de um anjo, ela estava praticamente paralitica por causa da gota, seus poderes revitalizantes, estéticos e terapêuticos, eram capazes de recuperar a força e beleza necessária para sedução, além de curar várias doenças, proporcionava ainda longevidade, aparência jovem e prevenção de doenças.

Todos estes benefícios eram percebidos em quem ingerisse, esfregasse na pele, se banhasse ou inalasse o tônico. Com o uso da fórmula a soberana recobrou a saúde, beleza e a vontade de viver. Ela chegou até ser pedida em casamento pelo rei da Polônia, muitos anos mais novo que ela.

A receita dizia que o tônico deveria ser colocado em um recipiente hermético para deixar descansar por 50 horas. Recomendava-se tomar uma vez por semana pela manhã, juntamente com alguma outra bebida alcoólica, ou mesmo usado para lavar o rosto, e ser esfregado nas partes do corpo para curar males e feridas.

A água da Rainha da Hungria foi levada à Inglaterra no final do século 17, e em meados do século 18 foi rebatizado de "bebida de alecrim".

As receitas mais antigas que nos chegaram até hoje, dizem que entre os ingredientes usados estão o alecrim, tomilho, lavanda, hortelã, sálvia, manjerona, flor de laranja e de limão.

Deixando de lado o fato de esta história ter uma certa quantidade de exagero, acredita-se que um alquimista da corte criou a fórmula, o fato é que sem dúvida, a fórmula entrou para a história ao longo dos séculos como o verdadeiro precursor da água de colônia.

by Consultor Net