Burberry

Burberry
by : Roberto D'Angelo

Da icônica capa de chuva até as fragrâncias mais exclusivas, a marca Burberry conta uma história de sucesso.

Em 1856 Thomas Burberry, abriu uma pequena loja de roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca, em Basingstoke, Hampshire, Inglaterra.

Em alguns anos a loja prosperou, e Thomas que tinha como clientes as ricas famílias da região, mantinha a qualidade dos produtos que oferecia, e para isso, usou suas habilidades de tecelão para criar um tecido impermeável e extremamente resistente para dias de chuva, e em 1879 ele finalmente inventou a gabardina. Este tecido impermeável, macio e chique era perfeito para o clima chuvoso da Inglaterra e poderia ser usado em todas as ocasiões, na cidade, no campo e no litoral.

Uma nova loja foi inaugurada, a Thomas Burberry & Sons, na região de West End em Londres.

Em 1895, Thomas recebeu um convite para desenvolver um casaco para os oficiais, do exército britânico, a peça crida tinha um fechamento simples com cinto e fivela, e apenas um botão na gola, e ficou conhecido como o casaco Tielocken.

Em 1901 foi criado o famoso logotipo que contém um cavaleiro (conhecido como Equestrian Knight Device).

Em 1914, o antigo casaco dos oficiais foi modificado e ganhou uma aba sobreposta no peito para oferecer maior proteção, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali nascia o verdadeiro trench coat, um casaco extremamente quente e resistente, que durante a Primeira Guerra Mundial foi vestido por meio milhão de soldados britânicos.

Em 1924 o famoso tecido xadrez (bege, preto, vermelho e branco), que se tornou também marca registrada da BURBERRY.

O trench coat, conquistou as ruas, passando a ser considerado símbolo de elegância, e foi imortalizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no mítico filme Casablanca, e por Audrey Hepburn e George Peppard na inesquecível cena final do beijo sob a chuva em Bonequinha de Luxo.

Em 1967 a marca diversificou e lançou acessórios: guarda-chuvas, malas e lenços.

Em 1997 foram lançados os primeiros perfumes: Burberry weeckend masculino e feminino.

Em 2018 Riccardo Tisci ocupou o posto de diretor de criação da grife, e quase simultaneamente lançou o perfume Hero, que causou um alvoroço nas redes sociais com o ator Adam Driver estrelando a campanha publicitária. O perfume foi desenvolvido pelo perfumista Aurélien Guichard, que se inspirou na masculinidade moderna, desafiando os estereótipos tradicionais celebrando a autorrealização.

Mas qual é exatamente o conceito de Hero? É sobre um homem que evolui, forte e ao mesmo tempo sensível, é também sobre um homem que reverencia a natureza, e os elementos. Em 2022 foi lançado a versão Eau de parfum pelo mesmo perfumista.

De uma marca clássica e discreta, Burberry passou a fazer sucesso entre os jovens, a sua página no Facebook conquistou mais de 17 milhões de seguidores.

As fragrâncias Burberry são um sucesso entre os fãs da moda e fazem parte do dia a dia dos mais descolados.

by Consultor Net