Fougère

Fougère
by : ​Roberto D'Angelo

Em 1882 o perfumista Paul Paquet, da casa Houbigant, lançou o perfume Fougère Royale, um perfume feminino com uma nota sintética recém-descoberta no final do século XIX. O perfume fez tanto sucesso entre os homens que abriu caminho para que a nota se transformasse em família olfativa.

A família olfativa Fougère (palavra francesa que em português é traduzida como samambaia), têm uma saída fresca seguida por notas mais profundas e madeiradas. Tradicionalmente exclusiva na perfumaria masculina, ganhou outras variações.

Os perfumes fougère são viris, estimulantes e marcantes pelo seu aspecto herbal/verde, e estão relacionados com limpeza e sensação de banho tomado.

O acorde fougère clássico é composto por notas cítricas, lavanda, gerânio, vetiver, musgo de carvalho e cumarina harmonizado com notas de madeiras.

Atualmente com a modernização da indústria da perfumaria, a este acorde foram adicionados componentes sintéticos como o dihydromyrcenol, Isso E super e Evernyl em substituição ao musgo de carvalho e vetivér.

Alguns perfumes com o acorde Fougère são: Kouros de YSL, Cool Water de Davidoff, Azzaro pour Homme de Azzaro, Guerlain Homme de Guerlain, Le Male de JPG, Dolce&Gabanna pour Home de D&G, Strong with you de Giorgio Armani.

by Consultor Net