Givenchy
Hubert de Givenchy nasceu em Beauvais, na França. Aos 17 anos foi para Paris, onde ingressou no curso de Bellas Artes. Grande admirador do famoso couturier Cristobal Balenciaga, Hubert trabalhou como aprendiz no attelier de Jacques Fath e posteriormente com Lucien Lelong e Elza Schiaparelli.
Com apenas 24 anos iniciou a sua carreira solo, e não demorou muito para conquistar fama internacional, nascia assim a marca Givenchy, conhecida pelo estilo elegante e refinado que ficou marcada para sempre entre os grandes a alta costura.
Em 1952 Hubert conheceu a jovem atriz americana Audrey Hepburn, e para ela desenhou um vestido preto para o filme Charade, tornando-se um clássico, copiado no mundo todo.
Dois anos mais tarde, Audrey estava iniciando as filmagens de Sabrina, e uma vez mais Hubert foi convidado para criar o figurino da atriz, a partir de então Hubert passou a vestir a atriz em todos os seus filmes e na vida real. Audrey tornou-se a musa inspiradora e sua grande amiga, a amizade entre eles foi decisiva para a carreira de Hubert.
Em 1957 seguindo os passos de outros couturiers, Hubert decidiu criar seu primeiro perfume, dedicado exclusivamente para Audrey, porém Hubert decidiu lançá-lo comercialmente, e em protesto Audrey declarou: - “C´est interdit (é proibido), porque este é o meu perfume!” e proibido foi o nome escolhido.
L´Interdit, um Floral Aldeído, se tornou um símbolo de liberdade e audácia, traz um toque de pimenta e cravo da Índia. É um grande clássico, elegante como a própria Audrey que esbanjava romantismo, sofisticação sensualidade.
Dois anos mais tarde foi lançado o perfume masculino Monsieur Givenchy, e somente dez anos mais tarde Hubert lançou seu segundo perfume feminino: Givenchy III. Em 1975 foi lançado um perfume masculino: "Gentleman", inspirado na elegância do próprio Hubert.
Nos anos 80 novos perfumes foram lançados: Ysatis e Amarige, em 1996 Organza e Tartine et Chocolat, uma fragrância infantil.
Em 2019 L'Interdit foi relançado, e a tarefa ficou a cargo dos renomados perfumistas Dominique Ropion, Anne Flipo e Fanny Bal. Juntos, eles buscaram capturar a essência da mulher contemporânea, que desafia as regras e se permite viver intensamente. Desde esta data, vários flankers foram lançados fazendo de L´Interdit, um clássico da perfumaria francesa.
Anexado ao grupo LVMH desde 1988, a marca Givenchy ficou sob a direção artística de Hubert Givenchy até 1995. Ele foi sucedido por jovens designers como John Galliano, Alexander McQueen e Julien Mac Donald, que abriram o caminho para Riccardo Tisci que assumiu a direção artística da marca em 2005, e que com seu talento manteve as características do seu criador.