Guerlain - Shalimar

Guerlain - Shalimar
by : Roberto D'Angelo

Uma das casas de perfumes mais antigas do mundo é a francesa Guerlain, quer foi fundada por Pierre-François Pascal Guerlain em 1828, em uma loja na Rua de Rivoli. Com a ajuda de seus dois filhos, Aimé e Gabriel, em 1840 inaugurou uma nova loja na Rua de la Paix. Naquela época membros da realeza francesa e pessoas ilustres usavam os perfumes Guerlain, elevando a marca a um patamar de glamour e prestígio.

De todos os perfumes da Guelain, Shalimar talvez seja o mais icônico e polêmico, porque desde seu lançamento, em 1925, foi considerado ousado e sensual demais para a época, dizia-se que uma mulher direita” não fumava, não dançava tango e nem usava Shalimar.

Mas apesar da campanha negativa, Shalimar é um sucesso até os dias de hoje, e foi inspirado numa lenda de amor saída das mil e uma noites.

Os famosos Jardins de Shalimar, foram criados pelo imperador Mughal Chah Jahan, para sua amada esposa Muntaz Mahal, ou “A escolhida do Palácio”.

Após cinco anos, eles se casaram numa data escolhida pelos astrólogos para assegurar felicidade do casal, e parece que deu certo.

Chah Jahan tinha outras duas esposas, mas só tinha olhos para sua Muntaz Mahal. Exotismo, paixão e erotismo eram algumas das palavras com as quais os cronistas indianos do século 17 descreveram o amor infinito deste casal mítico. Muntaz acompanhava seu adorado esposo mesmo em viagens militares, tamanho era o apego do casal.

Chah Jahan e Muntaz tiveram 14 filhos, durante o parto de sua última filha a bela Muntaz não resistiu e faleceu. Após sua morte, Chah Jahan recolheu-se em luto por um ano, e quanto reapareceu em público, contaram os cronistas, seus cabelos estavam brancos e suas costas, encurvadas. O viúvo inconsolado mandou erguer um majestoso palácio, o fabuloso Taj Mahal, onde o corpo da Preferida do Palácio finalmente descansou.

Os jardins de Shalimar ficam em Lahore, no atual Paquistão. Na época em que foram criados, pelo já citado Chah Jahan, seguiram a arquitetura tradicional islâmica, de inspiração persa. Os detalhes intrincados dos alambrados e as 410 fontes, além de terraços, pavilhões de recepção, cascatas e espelhos d’água, garantem um lugar entre os jardins lendários do Oriente.

O nome Shalimar é de origem persa, mas seu significado é desconhecido, fazendo da palavra um excelente nome para um perfume (ao contrário de Taj Mahal, que simboliza amor, mas também, morte).

O frasco criado por Raymond Guerlain e executado nas oficinas da Maison Baccarat, foi inspirado nas fontes dos jardins de Shalimar.

by Consultor Net