Issey Miake

Issey Miake
by : ​Roberto D'Angelo

“Seu espírito de alegria, empoderamento e beleza será lembrado pelas próximas gerações”

Issey Miyake nasceu em Hiroshima, em 1938, na época do trágico bombardeio nuclear que atingiu a cidade, o designer tinha apenas sete anos. Estudou design gráfico na Tama Art University, em Tóquio. Em 1965 mudou-se para Paris, época em que já desejava ingressa no mundo da moda. Cursou alfaiataria na École de Chambre Syndicale da moda Parisienne. Iniciou sua carreira com Guy Laroche e Hubert de Givenchy, e em 1969 mudou-se para New York onde foi auxiliar de Geoffrey Beene,

Com o desejo de transmitir alegria através de seu trabalho, Issey utilizava o artesanato tradicional, mas também sempre se mostrou atento às novas tecnologias e pesquisas, ele foi o pioneiro em apresentar ao mundo a moda nipônica, foi também o primeiro designer japonês a apresentar um desfile em Paris, juntamente com Yohji Yamamoto, mostrou ao mundo o conceito do japonismo nos anos 80.

O espírito dinâmico de Miyake foi impulsionado por sua curiosidade implacável e desejo de transmitir alegria através do seu design. Sempre criativo, supervisionava todas as coleções das suas marcas, e sempre se manteve atento o que acontecia ao seu redor.

Em 1970, iniciou vários empreendimentos; a linha secundária, Pleats Please Issey Miyake, e uma linha masculina, a Homme Plissé Issey Miyake. Os plissados, característicos de sua marca, e as cores intensas, eram inspirados na natureza.

Na perfumaria, lançou algumas fragrâncias icônicas como o L’Eau d’Issey, de 1994, criado por Jacques Cavallier, um perfume aquático amadeirado que ganhou mais de 10 versões, mantém até hoje como um best-seller internacional

“Tecnologia é valiosa em um mundo com recursos esgotáveis em termos da redução de resíduos e facilitação da produção em massa, mas nunca podemos perder de vista o poder do toque de mãos humanas”

As peças criadas pelo designer japonês se tornaram verdadeiras peças de colecionadores e, atualmente, estão preservadas em diferentes instituições, incluindo Victoria and Albert Museum, em Londres, Museum of Modern Art, em Nova York, e Philadelphia Museum of Art.

by Consultor Net