Jean Paul Gaultier

Jean Paul Gaultier
by : Roberto D'Angelo

Jean Paul Gaultier nasceu em 1952 no subúrbio de Paris. Ainda jovem abandonou os estudos para se dedicar à moda, mas o fato de que sempre gostou de desenhar, foi determinante em sua careira. Desde pequeno mostrou sua irreverência, quando certa ocasião desenhou uma mulher apenas de sutiã e cinta-liga, inspirada nas mulheres do espetáculo “Folies Bergère”. Em 1976 Jean Paul Gaultier apresentou sua primeira coleção, feita com poucos recursos, porém com uma forte mensagem de seu estilo.

Nos anos 80 foi chamado de “enfant terrible” da moda, título que o acompanha trinta anos depois de sua estreia. Foi um dos primeiros designers a abordar a moda sem gênero, ao colocar modelos masculinos de saias em sua passarela, justificando com a frase “acredito na igualdade dos sexos”.

Em 1990, vestiu Madonna em sua turnê “Blond Ambition” com sutiãs em formato de cone, e desenhou também figurinos para filmes, como “O Quinto Elemento”, de Luc Bresson, e “Kika”, de Pedro Almodóvar e O cozinheiro, o ladrão sua esposa e seu amante de Peter Greenaway.

As embalagens e frascos dos seus perfumes sempre inovadores, a ideia da embalagem em formato de lata surgiu enquanto estava alimentando seu gato, o frasco de perfume em formato de um corpo feminino com um espartilho e o frasco em formato de dorso masculino, foram o toque de genialidade do estilista.

O trabalho de Jean Paul Gaultier ganhou uma exposição no Museu de Belas Artes de Montreal, e contava com mais de 120 vestidos de alta costura e alguns de prêt-­à-­porter. A exposição percorreu várias instituições ao redor do mundo

Em 2020 anunciou sua aposentadoria, e a direção criativa da empresa foi assumida por Florence Tétier, mas a pedido da empresa atua como embaixador divulgando a marca.

Com mais de trinta perfumes lançados em sua carreira, destacamos:
Jean Paul Gaultieur La Belle: Eau de Parfum - volumetria 50ml e 100ml
Jean Paul Gaultieur Le Beau le Parfum Intense – volumetria 75ml e 125ml

by Consultor Net