Mulheres na Perfumaria
Ao longo dos séculos a sociedade sempre tentou anular o poder das mulheres, ao longo da história, elas desempenhavam papéis sociais muito distintos. Obrigada a viver numa cultura patriarcal e machista, o papel da mulher na sociedade era voltado unicamente para a família. Ela era a responsável por todo o serviço doméstico e educação dos filhos.
Na segunda metade do século XX, elas conquistaram muitos direitos, mas muito há ainda para se conquistado.
No universo da perfumaria, moda e perfumes sempre caminharam juntos, e muitas mulheres maravilhosas deixaram suas contribuições.
Como não mencionar Gabrielle Chanel, que com sua criatividade e desejo de mudar o mundo, mudou radicalmente o modo de como a mulher se vestia no início do século XX.
Madame Grès, Madame Carven, Nina Ricci, Carolina Herrera, Annick Goutal, Marina de Bourbon, Jeanne Lanvin, Paloma Picasso e tantas outras.
As mulheres também, fizeram história criando marcas de cosméticos que perduram até hoje. Quando a enfermeira Florence Nightingale Graham resolveu deixar sua terra natal, o Canadá, ela não imaginava que iria criar um império chamado Elizabeth Arden.
Quando Florence resolveu se unir às mulheres numa passeata pelo direito ao voto no início do século XX, ela criou um batom vermelho para a ocasião, foi um escândalo!
Helena Rubstein, judia, e refugiada de guerra, criou sua marca numa época em que as mulheres não eram vistas como empreendedoras. Ela superou as barreiras sociais e culturais de seu tempo.
Estée Lauder, uma dona de casa americana que depois de se divorciar, criou sua marca de cosméticos que leva o seu nome.
Neste mês da mulher, nós da ADIPEC homenageamos as mulheres com a esperança de que o passado seja apenas um registro para nunca ser esquecido, e principalmente nunca mais repetido.