Nina Ricci
Maria Adélaïde Nielli, nasceu na cidade italiana de Turim, em 1883. Aos 12 anos mudou-se para a França, e aos 14 anos começou a trabalhar como aprendiz de costureira em um ateliê chamado Casa Raffing. Aos 18 já desenhava e vendia suas próprias peças de roupas para diversas casas de moda. Foi por volta dessa época que se casou com o italiano Luigi Ricci, e deste casamento nasceu seu filho Robert.
Com 22 anos, se tornou a chefe de design do ateliê onde antes trabalhava como aprendiz e passou a destacar-se por suas criações.
O seu método de trabalhar os tecidos diretamente no manequim, garantia que roupa tivesse um caimento impecável, atraindo um número cada vez maior de clientes.
Em 1932, com 49 anos, conhecida como Madame Ricci, decidiu então abrir sua própria Maison de alta costura, em parceria com seu filho Robert. Combinando seu apelido com seu sobrenome de casada, nasceu a marca Nina Ricci: Robert cuidava da administração da empresa, e Nina era a responsável pela criação das roupas.
O ateliê, que ficava na Rue des Capucines, em Lyon, cresceu de maneira espantosa, e o que era antes um pequeno ateliê passou a ocupar onze andares em três edifícios na mesma rua.
Não tardou para que a grife conquistasse grande notoriedade em meio a alta sociedade parisiense atraindo também estrelas de cinema da época, Suzy Delair, Danielle Darrieux e Micheline Presle.
Em 1948 a marca lançou o perfume L’Air du Temps, um delicioso perfume floral atemporal criado por Francis Fabron, uma verdadeira mensagem de paz e esperança após o término Segunda Guerra Mundial. Desenhado por René Lalique, o frasco icônico traz na tampa duas pombas em cristal. Esse perfume tornou-se um grande clássico da grife e é um sucesso absoluto de vendas até os dias atuais.
Na década de 50, Nina Ricci decidiu deixar o comando criativo da empresa, passando a responsabilidade para seu assistente o belga Jules-François Crahay.
Com várias fragrâncias em seu portfólio, Nina Ricci, é sem dúvidas, uma das marcas mais famosas do mundo, e seu icônico perfume L´Air du Temps, que ganhou através dos anos 26 versões flankers, continua a encantar mulheres no mundo todo.