Você sabe o que é um perfume Fougère
Você sabe o que é um perfume Fougère?
Em 1889 o perfumista Aimé Guerlain criou o perfume Jicky, foi a primeira fragrância a combinar notas sintéticas e naturais. Audaciosa e revolucionária, deu início à perfumaria moderna e abstrata. Conhecida desde o seu lançamento como a primeira fragrância a utilizar componentes sintéticos.
Lançada como uma fragrância feminina, Jicky não se enquadrava nos padrões de perfumes para mulheres daquela época (compostos predominantemente com notas florais, tais como rosas, jasmins e violetas) Jicky era inovador com suas notas de lavanda e baunilha (de origem animal).
No final do século XIX, Jicky atraiu a atenção de homens “dandy” que tinham um senso estético excêntrico e apurado, vestiam-se com muita elegância e de forma impecável.
Atualmente o perfume fougère ganhou mais amplitude por sua abertura fresca, com notas mais profundas e amadeiradas. A palavra "fougère" significa "samambaia" em francês.
Os perfumes fougère levam também em sua composição notas de lavanda, musgo de carvalho, cumarina, bergamota, gerânio e fava tonka.
A combinação dessas notas resulta em uma sensação de frescor e elegância, proporcionando uma experiência olfativa sofisticada e duradoura.
Em outros países a lavanda é considerada uma nota tipicamente presente em perfumes masculinos, mas por causa do nosso clima tropical, é muito utilizada em perfumes femininos e logo caiu no gosto das brasileiras, devido frescor associado a limpeza.